A Trilha do Sol, localizada em uma área privilegiada do Cerrado mineiro em Capitólio, MG, está aberta a pesquisadores, estudantes e demais interessados que queiram desenvolver projetos e estudos diversos nas suas dependências.

Podemos receber sua equipe para aulas de campo, palestras ao ar livre e outras atividades didático-pedagógicas que envolvam a flora, a fauna, a ecologia, a geologia e demais aspectos desse rico ecossistema que aqui floresce e carece de atenção.

Na trilha do Sol temos desenvolvido, em parceria com professores e estudantes de diversas universidades, projetos que beneficiam a comunidade científica, além de trazer oportunidades interessantes de contato na prática com um ecossistema diverso e cheio de possibilidades de estudo além de lazer, é claro.

Exemplos de projetos não faltam:

As árvores que margeiam as trilhas foram identificadas por especialistas da UEMG e UNICAMP e placas informativas sobre as espécies e seus usos estão distribuídas ao longo de todas as trilhas que o visitante percorre, levando informações seguras e ampliando as possibilidades educativas no local. São mais de 200 placas e aproximadamente 70 espécies arbóreas identificadas.

Professores e estudantes da UEMG desenvolvem, desde 2012, levantamentos periódicos da entomofauna (fauna de insetos) tentando entender a dinâmica das populações ao longo do tempo nos diferentes ambientes da Trilha do Sol, seja no Cerrado Stricto sensu, Cerrado Campestre ou matas ciliares. Os resultados já foram publicados em revistas científicas e inúmeros congressos. Por exemplo:

https://www.scielo.br/j/bjb/a/j4JqRV9c5GpyRFxPKkKH89g/?lang=en

A trilha também teve a fauna de aves local identificada fotografada e um guia de campo foi elaborado para que os visitantes possam se surpreender com a diversidade de aves do ambiente e ainda serve de referência para as aves da região, com registro de mais de 100 espécies.

https://clubedeautores.com.br/livro/guia-de-observacao-aves-da-trilha-do-sol

O parque também recebe periodicamente pesquisadores da UNICAMP e UFMG para aulas de ecologia in loco, nas quais é possível estudar as interações que ocorrem no Cerrado, sejam elas referentes ao fogo, flora, fauna, limnologia (estudo da água) entre outras especialidades diversas que os pesquisadores proponham a seus grupos.

Além das universidades a Trilha recebe estudantes e professores de todos os níveis para estudos variados em um ambiente natural de Cerrado bem preservado, contando com guias experientes em um ambiente com segurança e muita beleza.

Venha você também fazer parte dos nossos projetos pedagógicos, agende uma visita guiada, traga sua turma e conte sempre conosco para estudar e se encantar com o Cerrado mineiro na Trilha do Sol, um ambiente preservado para você desfrutar, estudar e ampliar seus conhecimentos e vivências!

Texto elaborado por: Dr. Juliano Fiorelini Nunes (juliano.nunes@uemg.br)